O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil – SCR - é um instrumento de registro gerido pelo Banco Central do Brasil e alimentado mensalmente pelas instituições financeiras. Ele mostra suas dívidas e compromissos com bancos e instituições do Sistema Financeiro Nacional. O SCR apresenta o saldo devedor e o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso, limites de crédito (inclusive de cartões de crédito e cheque especial) e outras informações.
SCR é um mecanismo utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as instituições financeiras na prevenção de crises. Além disso, você pode utilizá-lo para:
O SCR não é um sistema com objetivo de listar clientes com dívidas em atraso, mas sim um sistema que informa seu histórico de crédito em instituições financeiras, e lista todos os clientes, incluindo aqueles cujos financiamentos estão em dia. Assim, o fato de estar listado no SCR não afeta sua capacidade de conseguir crédito.
O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras.
As instituições financeiras precisam da sua autorização pra acessar seus dados no SCR. Desta forma, o SCR preserva a sua privacidade, pois exige que a instituição possua autorização expressa do cliente para consultar as informações que lhe dizem respeito.
Os clientes, pessoa física ou jurídica, podem se cadastrar no sítio eletrônico do Banco Central para acessarem, gratuitamente, as informações sobre operações de crédito registradas em seu nome no SCR. Para tanto, acesse o link https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato.
Este sistema apresenta as seguintes dívidas, em dia ou em atraso, com bancos e instituições financeiras:
A Instituição Financeira onde você contratou a operação de crédito é obrigado a informar os dados das dívidas acima de R$200,00 no Sistema de Informações de Créditos (SCR). Essas dívidas são exibidas no Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Além disso, ele é responsável por todas as inclusões, correções, exclusões e registros especiais sobre a dívida.
Suas informações são enviadas pelas instituições financeiras em que você contratou a operação, até o 9° dia útil do mês seguinte a movimentação de crédito. Depois desse prazo, as informações são processadas pelo Bacen e ficam disponíveis pra consulta.
As dívidas não pagas ficam disponíveis no relatório por um período de 5 anos. Quando uma dívida completa 5 anos em atraso, o banco ou a instituição financeira marca aquela operação no sistema com um símbolo especial. A partir daí, a dívida deixa de aparecer no relatório.
Porém, ainda que não apareça no cadastro, o valor em aberto pode ser exigido.
As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras, inclusive no que diz respeito às inclusões, correções, exclusões, marcações sub judice, ao registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos contratantes. Assim, somente a instituição financeira responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.
Qualquer solicitação neste sentido deverá ser feita através do Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC em nosso sítio eletrônico ou pelo telefone +55 31 3519-7700, de 2° a 6° feira, das 10h às 18h ou, se preferir, através do e-mail: scr@economisa.com.br.
Você também pode entrar em contato com a Ouvidoria da Economisa, para efetuar os seguintes procedimentos: